Com a Copa do Mundo 2022 cada vez mais perto, têm sido muitos os eventos importantes relacionados ao torneio. E poucas notícias pré-Copa atiçam mais os apaixonados por futebol que aquelas relacionadas às camisas que as seleções irão usar na competição. Aqui, no copamundocatar, vamos manter-lhe informados de todo relacionado com o mundial.
Afinal, marcas como Nike, Adidas e Umbro procuram lançar uniformes impactantes a cada edição. E uma das razões disso é óbvia: muitos torcedores planejam adquirir uma camisa nova para assistir aos jogos de seu país. Além disso, mesmo quem torce para outra seleção pode se apaixonar e comprar uma camisa que chame a atenção.
Neste artigo, apresentamos uma “seleção” das melhores camisas já confirmadas para a Copa do Catar.
● Brasil (Nike)
● Argentina (Adidas)
● Holanda (Nike)
● México (Adidas)
● Gana (Puma)
A seguir, você poderá decidir qual é a melhor! E só poderíamos começar, claro, pela camisa mais famosa de todas…
Brasil (Nike)
A camisa verde amarela já foi muitas vezes considerada a mais emblemática do futebol, e não é para menos. O uniforme é uma das principais marcas do país no exterior porque a seleção tem um longo histórico de conquistas, mas também pela combinação de cores vivas e marcantes, principalmente se a comparamos com a de outras seleções tradicionais, como a Alemanha e a Argentina.
Para esta edição da Copa do Mundo, a Nike não tentou inventar a roda. A camisa principal segue o esquema tradicional, em que predomina o amarelo, mas há detalhes verdes nas mangas e na gola. No entanto, o botão na gola deu um toque especial ao uniforme, assim como o discreto padrão de onça ao fundo.
Em ano de eleições presidenciais, a Nike tem tentado desvincular a camisa principal da Seleção Brasileira de seu uso político. Para isso, já fez com que diversos artistas desfilassem com o manto. Para quem não consegue desvincular uma coisa da outra, há a opção de comprar a camisa reserva ou o uniforme de treino pré-jogo, que se destaca pela cor verde em padrão tigrado.
Argentina (Adidas)
O uniforme da Argentina também faz sucesso no mundo do futebol. Até mesmo no Brasil é comum encontrar pessoas usando a camisa que já foi vestida por craques como Messi e Maradona, entre tantos outros. La Albiceleste tornou-se apelido não apenas para o manto listrado em azul e branco, como também sinônimo da própria Seleção Argentina.
A Adidas é responsável pelos uniformes argentinos há muito tempo. E não costuma decepcionar. Este ano, a marca jogou na defensiva, sem inventar muito na camisa principal. Ela segue o padrão listrado vertical em azul e branco, com mangas brancas e detalhes em preto. Os fãs das três listras ficarão felizes em ver, mais uma vez, o detalhe clássico da Adidas nos ombros da peça.
Procura algo diferente? Então, talvez você acabe gostando da camisa reserva da Argentina. Toda em roxo, com detalhes de chamas em tons de lilás, ela fugiu do comum e garantiu um toque de ousadia aos hermanos.
Holanda (Nike)
Outra camisa emblemática do futebol, que estará em mais uma Copa do Mundo, é a da Holanda. Afinal, em qual equipe você pensa quando alguém pergunta sobre um uniforme laranja? A cor pouco usual, ligada à casa real dos Países Baixos, está historicamente ligada a essa seleção europeia. Inclusive, pelo apelido de Laranja Mecânica, que os holandeses receberam na Copa de 1974.
A Nike preparou uma camisa de estilo um pouco retrô para a Holanda usar na Copa do Catar. Não apenas pelo tom de laranja vivo e brilhante, mas também pelo corte do uniforme. O modelo é mais largo que o de outros fabricantes, o que tem feito muitos torcedores lembrarem do estilo mais comum nos anos 1990.
Seja qual for o conceito por trás desta camisa, os fãs do futebol holandês estão prontos para renovar seu guarda-roupa com ela nos próximos meses.
México (Adidas)
Futebol também é cultura. E a aplicação de elementos da história de um país costuma ser um recurso importante para dar brilho à camisa de sua seleção. Nesta edição, poucos uniformes representam tão bem esse conceito quanto o do México.
A seleção mexicana não costuma aparecer com destaque em eleições de uniformes mais bonitos. Afinal, seu modelo em verde, com detalhes em branco e vermelho — emulando a bandeira do país — nem sempre gera um design atraente. Este ano, a Adidas até tentou fazer algo diferente com a camisa principal, graças às formas geométricas na parte verde.
No entanto, o grande destaque é mesmo a camisa reserva dos mexicanos. Os desenhos tradicionais da cultura mexicana, em vermelho sobre um fundo branco, têm encantado até mesmo os torcedores de outras seleções. Certamente, será sucesso de vendas em muitos países, e estamos na torcida para vê-la em campo.
Gana (Puma)
Felizmente, nem só de Nike e Adidas vivem os uniformes das seleções na Copa do Mundo. Apesar de essas marcas lançarem muitas camisas incríveis, como as que acabamos de ver, é sempre interessante ver alguma variedade no estilo das equipes. E a Puma certamente fez sua parte ao criar a camisa de Gana.
A versão principal já é bonita. Toda em branco, com exceção dos detalhes em vermelho, verde e amarelo nas mangas e na gola, ela ainda tem uma bela estrela negra no peito. Mas a opção que mais tem chamado a atenção dos torcedores é a camisa reserva dessa seleção africana.
Toda em vermelho, ela tem como principal elemento um quadrado na frente que leva o número do jogador e detalhes da bandeira de Gana. Esse é um estilo aplicado pela Puma, também, às camisas de outras seleções que estarão na Copa, como o Uruguai e a Suíça. Mas nenhuma delas ficou tão legal quanto a da seleção ganense.